Por meio da Indicação nº 283/2024, o presidente da Câmara Municipal de Sorriso, Iago Mella (Podemos), está sugerindo ao Poder Executivo a aquisição de um ônibus para a implantação de uma biblioteca sobre rodas no Município.

O objetivo é criar uma biblioteca itinerante que semeie a literatura por onde passar, promovendo a inclusão social por meio do acesso aos livros.

A propositura segue notificação emitida pela 3ª Promotoria de Justiça Cível cobrando do Município medidas para o enfrentamento à violência em Sorriso. O documento sugere ações que visam a promoção de uma cultura de paz e valorização da vida, como a realização de documentários, peças teatrais, rodas de conversa e prevenção ao uso de drogas. Para que esse trabalho seja possível, a notificação solicita a aquisição de um ônibus exclusivo para a equipe da Biblioteca Municipal Monteiro Lobato, a fim de intensificar as ações lúdicas realizadas pela unidade.

“Com esse modelo alternativo de biblioteca, mais flexível e atrativa, é possível despertar o interesse das crianças e adolescentes pela leitura, mesmo em um mundo cada vez mais digital. Afinal, a leitura é um dos principais meios para superarmos o déficit educacional e formarmos cidadãos mais conscientes para as novas gerações”, frisa Iago.