Setembro amarelo é o mês da prevenção ao suicídio.
Oriundo de questões relacionadas à saúde mental, o suicídio é resultado de um agravamento de doenças como depressão e ansiedade, que, se agravadas, podem levar a tentativas de suicídio.
Em todo mundo, cerca de 700 mil pessoas cometem suicídio por ano. Realizar uma campanha de prevenção para evitar que esses números subam é uma preocupação da sociedade. Por conta disso, o setembro amarelo se mostrou uma alternativa de acolhimento e prevenção.
O presidente do Poder Legislativo, Iago Mella (Podemos) está requerendo a instalação de um Campus da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) em Sorriso. Segundo ele, o Município se tornou um importante polo regional de desenvolvimento, sendo necessário ampliar a oferta de ensino superior para beneficiar os jovens sorrisenses e de cidades circunvizinhas.
Segundo Iago, além de aumentar o número de vagas, o objetivo é oferecer uma estrutura própria e adequada para os estudantes da UFMT que hoje estudam na modalidade Educação à Distância (EaD).
“Não há como mensurar os benefícios de uma instituição do porte da UFMT para nosso município. As Universidades apresentam um importante papel social na promoção do desenvolvimento social, cultural e econômico”, destaca o presidente.
O Requerimento nº 193/2023 foi aprovado em Plenário e será encaminhado ao governador Mauro Mendes, ao Secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, Allan Kardec, ao Reitor da UFMT, Evandro Soares da Silva, e ao prefeito Ari Lafin.