Setembro amarelo é o mês da prevenção ao suicídio.
Oriundo de questões relacionadas à saúde mental, o suicídio é resultado de um agravamento de doenças como depressão e ansiedade, que, se agravadas, podem levar a tentativas de suicídio.
Em todo mundo, cerca de 700 mil pessoas cometem suicídio por ano. Realizar uma campanha de prevenção para evitar que esses números subam é uma preocupação da sociedade. Por conta disso, o setembro amarelo se mostrou uma alternativa de acolhimento e prevenção.
O Plenário da Câmara Municipal de Sorriso aprovou o Requerimento nº 212/2023, de autoria do presidente do Legislativo, Iago Mella (Podemos), que solicita da Secretaria Municipal de Agricultura, Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia, informações acerca dos atendimentos realizados aos animais vítimas de abandono, maus tratos e acidente que são denunciados através de contato telefônico a Secretaria competente.
Conforme a propositura, inúmeros reclamações tem chegado a Casa de Leis quanto ao não atendimento de chamadas por parte da população para socorrer animais tanto por abandono como por atropelamento, chegando o animal ficar até três dias no mesmo local aguardando o socorro e ser atendido pelos munícipes, em alguns casos levando a morte do animal.
“Os animais precisam ser respeitados e cuidados, pois são seres vivos e merecem ser tratados com dignidade. É necessário que o poder público esteja em consonância com os direitos elencados na legislação relacionados ao bem-estar animal, garantindo assim a preservação e o respeito à vida deles”, frisa o presidente.