Setembro amarelo é o mês da prevenção ao suicídio.
Oriundo de questões relacionadas à saúde mental, o suicídio é resultado de um agravamento de doenças como depressão e ansiedade, que, se agravadas, podem levar a tentativas de suicídio.
Em todo mundo, cerca de 700 mil pessoas cometem suicídio por ano. Realizar uma campanha de prevenção para evitar que esses números subam é uma preocupação da sociedade. Por conta disso, o setembro amarelo se mostrou uma alternativa de acolhimento e prevenção.
O presidente da Câmara Municipal de Sorriso, Iago Mella (Podemos) está requerendo a contratação de médicos legistas para a Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) de Sorriso.
Conforme Iago, o número de médicos legistas plantonistas vem prejudicando o funcionamento da unidade, pois procedimentos como necropsia estão sendo encaminhados para municípios vizinhos como Sinop e Nova Mutum. “Isso se torna inviável pela distância, chegando a demorar até 30 horas para serem encaminhados às funerárias para que as famílias possam sepultar seus entes queridos. Nosso objetivo é garantir um atendimento mais rápido e de qualidade a população”, frisa.
O Requerimento nº 180/2023 foi aprovado em plenário e será encaminhado ao governador Mauro Mendes, ao secretário estadual de Segurança Pública de Mato Grosso, Coronel PM César Augusto de Camargo Roveri e ao diretor geral da Politec, Rubens Sadao Okada, com cópia ao prefeito Ari Lafin.