Para garantir mais qualidade de vida e inclusão às pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, o presidente da Câmara de Sorriso, Iago Mella (Podemos) está solicitando a adequação de ciclovias e calçadas da cidade de acordo com as regras da NBR 9050, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).  

A norma reguladora define os aspectos de acessibilidade que devem ser observados nas construções urbanas e determina que onde há ciclovias e calçadas tem que haver piso tátil, proporcionando maior segurança aos deficientes visuais, evitando inclusive acidentes como o risco de colisão destes pedestres com os ciclistas.

“Essa norma é extremamente importante no sentido de incluir uma parcela significativa da população, oferecendo a essas pessoas maior facilidade de mobilidade, acesso e qualidade de vida. Sugerimos que sejam feitas as adequações de acessibilidade nas obras que estão em andamento e que já sejam planejadas para as próximas, evitando assim o retrabalho e aumento de gastos”, afirma Iago.

A demanda que o parlamentar apresentou na última sessão ordinária surgiu através do Programa Noções Básicas de Direito nas Escolas, desenvolvido pela Casa de Leis, onde alunos apresentaram sugestões por meio da Ouvidoria Parlamentar.