Setembro amarelo é o mês da prevenção ao suicídio.
Oriundo de questões relacionadas à saúde mental, o suicídio é resultado de um agravamento de doenças como depressão e ansiedade, que, se agravadas, podem levar a tentativas de suicídio.
Em todo mundo, cerca de 700 mil pessoas cometem suicídio por ano. Realizar uma campanha de prevenção para evitar que esses números subam é uma preocupação da sociedade. Por conta disso, o setembro amarelo se mostrou uma alternativa de acolhimento e prevenção.
Estatísticas mostram que o Brasil é o segundo país no mundo com a maior população de animais, perdendo apenas para os Estados Unidos. Dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) apontam que nos últimos anos houve um aumento de 17,6% no número de cães e gatos no Brasil.
Esses dados demonstram a necessidade de políticas públicas que atendam aos interesses das populações de baixa renda proprietárias de animais domésticos e que não podem arcar com os altos custos das despesas.
Por meio de indicação parlamentar, o presidente da Câmara Municipal de Sorriso, Iago Mela (Podemos), está propondo ao Executivo Municipal a implantação de Farmácia Veterinária Popular Municipal. A intenção é atender as áreas com maior número de animais domésticos e a população com baixa renda, oferecendo medicamentos necessários para tratamento do animal, incluindo também a vacinação.
“A implantação da Farmácia Veterinária possibilitará às pessoas carentes medicamentos indispensáveis para a saúde dos animais. Assim, estaremos minimizando o abandono de cachorros e gatos pelas ruas da cidade”, destaca Iago.