O presidente da Câmara de Sorriso, Iago Mella (Podemos) solicitou a aquisição de vacinas contra a dengue para a rede municipal de saúde de Sorriso na Indicação 230/2024, apresentada na 8ª Sessão Ordinária desta segunda-feira (25).

O Brasil registrou 1,5 milhões de casos prováveis e 391 mortes em decorrência da doença nas nove primeiras semanas epidemiológicas do ano. Contudo, o Brasil é o primeiro país do mundo a oferecer a vacina no sistema público de saúde, que foi incorporado ao SUS em dezembro de 2023.

A propositura destaca que a vacinação é o caminho mais seguro para evitar a propagação de muitas doenças, especialmente aquelas provocadas por vírus, e o imunizante vem ser uma importante ferramenta para que a dengue seja classificada como imunoprevenível.

“Precisamos unir esforços para viabilizar a oferta de vacinas contra a dengue para os munícipes, pois a inclusão do imunizante em nosso programa de saúde contribuirá significativamente para a missão de proteger a sociedade da doença”, afirma Iago.