Setembro amarelo é o mês da prevenção ao suicídio.
Oriundo de questões relacionadas à saúde mental, o suicídio é resultado de um agravamento de doenças como depressão e ansiedade, que, se agravadas, podem levar a tentativas de suicídio.
Em todo mundo, cerca de 700 mil pessoas cometem suicídio por ano. Realizar uma campanha de prevenção para evitar que esses números subam é uma preocupação da sociedade. Por conta disso, o setembro amarelo se mostrou uma alternativa de acolhimento e prevenção.
Reconhecido como Capital Nacional do Agronegócio e o maior produtor individual de soja do mundo, o Município de Sorriso ocupa atualmente a primeira posição no ranking das maiores economias agrícola do País. Além da soja, Sorriso se destaca no cultivo de milho e algodão.
Considerando tal posição na vanguarda da produção agrícola, o presidente da Câmara de Vereadores, Iago Mella (Podemos) está sugerindo ao Executivo Municipal a implantação de uma Escola Municipal Técnico Agrícola para atender os jovens do município.
De acordo com o parlamentar, as escolas agrícolas desempenham elo entre o homem e o campo, pois possibilita a partir de técnicas educacionais e de treinamento formar cidadãos comprometidos com a agricultura, contribuindo para o desenvolvimento pessoal e profissional. “Uma escola técnico agrícola será muito importante para formar mão de obra qualificada aos nossos jovens de forma gratuita. Esperamos que o Poder Executivo atenda nossa solicitação”, frisa.