Conhecer como funciona e a metodologia de trabalho do Abrigo Municipal para Cães e Gatos de Sorriso foi o objetivo da visita “in loco” do presidente da Câmara de Vereadores, Damiani da TV (PSDB). O local, projetado para receber 70 animais, possui hoje mais de 120 que recebem tratamento adequado, acompanhados por uma médica veterinária e demais profissionais integrados no bem estar desses animais.

O presidente ressaltou a importância do abrigo para acolher os animais abandonados. “O município ter um abrigo especifico para receber animais abandonados é de extrema importância, porém muitas coisas precisam ser feitas , como campanhas de incentivos a adoção visando ser esse abrigo um local apenas de passagens. Quero pedir a colaboração da população, não é porque temos um abrigo de cães e gatos que deixaremos de cuidar de nossos animais”, pontuou.

Para o presidente, elaborar um projeto maior no abrigo é de extrema importância. “ Podemos fazer do local uma Escola Municipal de Estética Animal , buscar acadêmicos  de veterinária das cidades vizinhas e fazer uma parceria como uma clínica escola animal, fazendo Sorriso ser pioneiro ”, pontuou Damiani,

Segundo o presidente, o abrigo deve ser informatizado e desburocratizado. “ Hoje sabemos que existe um carro da Secretaria do Meio Ambiente da cidade,  responsável em coletar os animais que perambulam pelas ruas, e encaminhá-los para o abrigo, porém devem primeiro ligar na secretaria para fazer a denuncia.  Queremos propor uma forma mais rápida de acolhimentos dos pets, para isso iremos conversar como o secretário da pasta afim de agilizar essa demanda solicitada pela população”, destacou Damiani.

Os interessados em adotar algum dos animais poderão se deslocar até as dependências do abrigo, munidos de documentos pessoais, preencherem formulário oficial, e após aprovação, levar o animal escolhido para casa.  O abrigo para cães e gatos está a cerca de 8 km da cidade de Sorriso, às margens da BR 163, próximo ao Aeroporto Regional de Sorriso Adolino Bedin.