Setembro amarelo é o mês da prevenção ao suicídio.
Oriundo de questões relacionadas à saúde mental, o suicídio é resultado de um agravamento de doenças como depressão e ansiedade, que, se agravadas, podem levar a tentativas de suicídio.
Em todo mundo, cerca de 700 mil pessoas cometem suicídio por ano. Realizar uma campanha de prevenção para evitar que esses números subam é uma preocupação da sociedade. Por conta disso, o setembro amarelo se mostrou uma alternativa de acolhimento e prevenção.
Durante a sessão ordinária desta segunda-feira (17), tramitou em plenário a indicação do presidente Iago Mella (Podemos) que versa sobre a necessidade de contratação de vigilância armada e instalação de câmeras de monitoramento em toda a rede municipal de ensino de Sorriso.
A propositura leva em conta os últimos acontecimentos no país, que deixaram toda a comunidade escolar insegura e vulnerável. O objetivo, conforme Iago é coibir casos de violência. “Diante de tais fatos, investir no serviço de segurança profissional é muito benéfico para a rede de ensino, tornando-a mais segura e capaz de impedir a entrada de pessoas impróprias para o ambiente escolar”, afirma.
Conforme o parlamentar, para uma segurança eficiente nas escolas é importante cuidar tanto do ambiente interno, quanto externo. “Orientar os indivíduos como se comportar em situações duvidosas torna o ambiente escolar mais protegido. Diante de tanta violência contra profissionais e alunos e tanto prejuízo material e social devemos ter políticas públicas voltadas a resolver a questão da segurança”, reforça.