A reunião foi provocada pelo vereador Maurício após receber denúncias sobre as condições do transporte escolar no interior do Município. Dentre as queixas estariam o excesso na jornada de trabalho do motorista que atende a linha; atrasos na chegada dos alunos à escola; problemas nos veículos e as péssimas condições de alguns trechos da estrada. “Tenho recebido muitas reclamações sobre o transporte escolar no interior, tanto de pais quanto de alunos e estamos debatendo com o MP para que consigamos resolver o problema”, explicou o parlamentar.
Participaram do debate, o promotor de Justiça, Márcio Florestan; a secretária de Educação, Lúcia Drechsler; o coordenador do transporte escolar, Gerson Cândido, o presidente da Associação de Pequenos Produtores Rurais do Rio Celeste, Reginaldo do Nascimento; e o proprietário da Peron Tur, uma das empresas terceirizadas, via processo licitatório, que realiza o transporte de alunos da zona rural.
Ouvindo os relatos, o promotor fez um levantamento dos principais problemas que o transporte escolar vem apresentando. Segundo ele, o MP irá documentar e oficiar os responsáveis sugerindo medidas a serem tomadas. “Destaco a importância de o vereador ouvir a população e trazer as demandas. Destas reuniões precisam surgir providências práticas a serem adotadas e nosso objetivo é buscar uma solução para essas questões. Sabemos que é um desafio nesse período de chuvas manter as vicinais em condições de trafegabilidade, porém é necessário que o Município intensifique os trabalhos e prioriza as estradas onde há transporte escolar”, frisou Florestan.
De acordo com a secretária de Educação, a situação das estradas é resultado do excesso das chuvas e assim que o tempo permitir, as equipes começarão o trabalho de recuperação. Lúcia disse ainda que não tinha conhecimento de algumas questões que foram relatadas, mas garantiu que a Secretaria de Educação não pactua de situações que coloquem em risco a segurança dos alunos. “Sempre cobramos das empresas licitadas a necessidade de realizar o transporte escolar de forma a garantir que as crianças cheguem com segurança às escolas”, afirmou.
Quanto às condições do veículos, o promotor encaminhará um check list para que a comissão realize nova vistoria técnica nos ônibus da frota terceirizada para certificar os itens de segurança conforme a legislação.