Com a crise pandêmica, pelo medo de que cães e gatos transmitam o coronavírus ou pela mudança de vida causada pela pandemia, mais donos de animais de estimação estão se desfazendo dos pets. Para minimizar a situação de aumento dos pets nas ruas do município o vereador Wanderley Paulo – Progressistas, é autor da indicação nº 279/2021 pedindo aos setores competentes da municipalidade a criação do Programa Amigo dos Animais.
O vereador informa que o programa tem caráter educativo “ O programa pretende mudar a forma de pensar das crianças em relação a causa animal, achamos necessário que as crianças cresçam com o sentimento da responsabilidade com os animais e o meio ambiente. E a partir daí, vamos envolver, transformar e conscientizar toda a comunidade de Sorriso, para adoção consciente de pets, castração necessária e demais formas de cuidar e não abandonar os animais nas ruas” disse.
Wanderley Paulo destaca que cuidar de qualquer animal vai muito além de oferecer comida e água limpa. “Cães, gatos, aves e cavalos também requerem atenção e carinho. E assim como os humanos, precisam de vacinas, consultas médicas regulares, e proteção do sol e da chuva. Além disso, o que muita gente não sabe é que maltratar um animal é crime passível de punição prevista em lei, o que queremos garantir a formação de pessoas responsáveis e conscientes no cuidado com os animais”.
O cenário de abandono e maus tratos dos animais é confirmado por organizações não-governamentais, pelo Conselho Federal de Medicina Veterinária e até mesmo pela SaferNet Brasil, organização que monitora conteúdos que violam direitos na internet. E o programa vem com caráter educativo e poderá contar com parceria público/privada para a elaboração do Programa.