A secretária municipal de Educação de Sorriso, Silvana Faccio utilizou a tribuna da Câmara, durante a sessão ordinária desta segunda-feira (11.11) para prestar contas aos vereadores dos trabalhos realizados pela pasta desde o início do ano. A secretária apresentou ações e projetos desenvolvidos até agora, números de atendimentos e valores investidos na educação.
A educação do Município atende hoje 13,5 mil alunos, nas escolas municipais e Cemeis. Deste total, 620 alunos são atendidos pelo programa Mais Educação, em tempo semi-integral, 268 nos Casecs e 409 na Educação de Jovens e Adultos – EJA.
Segundo a secretária, durante o ano foram mais 600 horas de cursos de formação continuada oferecidas aos professores e gestores das escolas.
Ela destacou também a implantação do Centro de Apoio à Educação de Sorriso que atende o Cemais, formado por uma equipe de profissionais como psicólogo, fonoaudiólogo, psicopedagogo, entre outros para trabalhar a inclusão nas escolas. A secretária apresentou a preocupação da Secretaria em relação ao projeto de inclusão total, que visa por fim as APAEs.
Conforme Silvana, foi dado início ao processo de eleição de diretores, que será realizada no dia 02 de dezembro, em todas as escolas e Cemeis para os cargos de diretores, orientadores e coordenadores. Também salientou o trabalho de reestruturação do Plano Municipal de Educação do Município - PME, através de comissões que estão discutindo as modalidades de ensino. Também estão em fase de elaboração as Diretrizes Curriculares de Educação Infantil e Fundamental I. Segundo a secretária, Sorriso não tem seu documento próprio, para nortear o trabalho dos professores em cada modalidade de ensino. O documento está sendo construído pelos professores do Município e deverá ser lançado até março do próximo ano.
A secretária falou também sobre a liberação de duas novas creches, que terão as obras iniciadas em breve, nos bairros Rota do Sol e Nova Aliança.
Finalizando sua explanação, a secretária pontou outros projetos e ações elaboradas, como a reativação do Proerd em parceria com a PM, aquisição de equipamentos de informática para escolas e reformas em algumas unidades de ensino, como adequações da parte elétrica para adaptação de aparelhos de ar condicionado, construção de muros e outros pequenos reparos. “Tínhamos no início do ano uma previsão orçamentária de R$ 47 milhões, ou seja, os 25% que devem ser destinados a educação. Mas, devemos chegar a R$ 55 milhões, próximo dos 32% do investimento. Porém, sabemos que precisamos avançar em infraestrutura”, finalizou, agradecendo o apoio e a parceria da Câmara na aprovação de projetos importantes para a Secretaria de Educação.
NOVOS INVESTIMENTOS – O prefeito em exercício, Ederson Dalmolin - Xuxu, também se utilizou da tribuna na sessão de ontem para se por à disposição dos vereadores. Ele aproveitou para pedir pela aprovação do projeto que doa área ao IFMT para instalação de uma fazenda experimental. “Nossa intenção é investir no ensino superior. Estamos buscando o curso de agronomia federal e estaremos pleiteando também os cursos de veterinária e zootecnia para oferecer profissionais capacitados para trabalhar nos frigoríficos que estão sendo implantados em Sorriso”, disse.
Xuxu anunciou também que Sorriso foi cadastrado, através do Programa Mais Médicos, para implantação do curso de medicina. “Somos o único município da região com capacidade para abrigar um curso de medicina. Temos estrutura de leitos cadastrados pelo SUS, hospitais particulares, UPA e Caps”, disse.