O vereador Wanderley Paulo (Progressistas) é autor da indicação nº 229/2025apresentada nesta segunda-feira (24), requerendo ao prefeito Alei Fernandes a criação de uma Orquestra Sinfônica no município. O documento, destaca a importância do projeto como ferramenta de inclusão social e desenvolvimento artístico para crianças e jovens.
A proposta cita exemplos bem-sucedidos na região, como Nova Mutum, onde um projeto similar atende 350 crianças, adolescentes e jovens a partir de 6 anos. Outro caso mencionado é o de Guarantã do Norte, que também mantém uma iniciativa do tipo, beneficiando toda a comunidade.
De acordo com o vereador, a orquestra teria aulas gratuitas de instrumentos sinfônicos, oferecendo uma alternativa de formação artística para jovens que, muitas vezes, estão em situação de vulnerabilidade social.
"Este projeto visa buscar talentos que podem estar à margem da violência e da criminalidade, dando a eles uma oportunidade de descobrir sua vocação na música", destacou Wanderley Paulo, que disse ainda que além da importância para o aspecto social, a iniciativa pode impulsionar a cultura local, formando músicos que, no futuro, poderão representar Sorriso em eventos regionais e nacionais.
A indicação agora será analisada pelo Executivo Municipal.