O presidente da Câmara de Sorriso, Rodrigo Matterazzi, e o vereador Gringo do Barreiro participaram da 1ª reunião oficial da Comissão Especial para análise e elaboração de estudo técnico de estruturação e implantação do Parque Tecnológico Luiz Giroletti, nesta quarta-feira, 27, na Prefeitura Municipal. O prefeito Alei Fernandes também esteve presente.
A comissão – que é formada por representantes do Poder Executivo, do setor agrícola, da sociedade civil organizada e do Sebrae (parceiro) – tem como missão analisar, revisar e propor aprimoramentos à legislação vigente de forma a garantir a segurança jurídica, a atratividade e a efetividade do projeto. A Câmara de Sorriso participa como convidada por ser órgão regulador.
Conforme Edman Prado, presidente da comissão – que é ligada à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico – a reunião marcou o início de um processo estratégico para Sorriso e serviu para apresentar o cenário geral do parque e das ações já realizadas, como zoneamento e plano de crescimento de infraestrutura gradativa, e ações previstas. “Já no primeiro trimestre do ano deverão estar prontas as obras de asfaltamento e de energia elétrica no parque”, adiantou.
Para ele, “a implantação do Parque Tecnológico representa não apenas um avanço estrutural, mas um salto na direção da inovação, da diversificação econômica e do fortalecimento do nosso ecossistema de pesquisa, ciência, tecnologia e empreendedorismo”, disse Edman em sua apresentação.
Na opinião dos vereadores, o parque irá fomentar a inovação e impulsionar o desenvolvimento econômico, desempenhando um papel essencial no avanço tecnológico e na competitividade de diversos setores, especialmente o produtivo.
O Parque Tecnológico está localizado no Anel Viário em uma área de 100 hectares.
As reuniões da comissão deverão ocorrer uma vez por mês.