A pedido da vereadora Jane Delalibera (PL), na manhã desta sexta-feira (9), em reunião na Câmara Municipal, os parlamentares discutiram com a secretária municipal de Educação, Lucia Dreschler, e representantes do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais o PLC 27/22 que altera o artigo 144 da Lei Complementar 139/11 que trata da eleição para gestores de escolas públicas municipais.
Conforme a lei em vigor, diretores, coordenadores e orientadores pedagógicos devem ser escolhidos por meio de processo eleitoral envolvendo toda a comunidade escolar. Com a alteração na lei, a escolha desses profissionais passa a ser por meio de nomeação pelo chefe do Poder Executivo, prática que vem sendo adotada pela Administração há três anos por meio de decreto.
Estiveram presentes os vereadores Golmini, Zé da Pantanal e Celso Kozak.
De acordo com Jane, que preside a Comissão de Educação, Saúde e Assistência Social, o projeto precisa ser bastante debatido antes de ser encaminhado à reunião de pauta. “Na minha opinião, a gestão democrática se faz a partir do momento em que toda a comunidade escolar pode participar por meio de eleição. Como nem todos pensam da mesma forma, realizaremos novas reuniões para chegarmos num consenso do que é melhor para os nossos alunos”, finalizou.