Os vereadores da Câmara Municipal de Sorriso estiveram reunidos na manhã desta segunda-feira (18.02) com representantes da área de segurança pública de Sorriso.

A convite da presidente da Casa, Marilda Savi (PPS), participaram do encontro o Comandante do 12º BPM – Batalhão da Policia Militar de Sorriso, Ten. Coronel Márcio Tadeu, o presidente do Conselho Municipal de Segurança Pública (Comsep), Sebastião Ferreira de Andrade (Pedrinho) e a Coordenadora do Conselho Tutelar, Luciene da Silva Pimenta.

Na pauta da reunião estiveram assuntos relacionados a segurança do município, com destaque para o crescente aumento da criminalidade, o uso e tráfico de entorpecentes por crianças e jovens menores de 18 anos, a falta de efetivo policial que não atende a demanda da população e também a busca de recursos para implantação de uma central de monitoramento e aquisição de câmeras de segurança para auxílio às autoridades policiais na elucidação e prevenção de delitos.

Conforme o comandante da PM, a falta de estrutura é o grande entrave da polícia para que seja feito um bom trabalho. “A vontade é grande dos policiais, mas nos falta estrutura”, diz o Ten. Coronel Márcio Tadeu aos parlamentares, se referindo a falta de viaturas e efetivo.

Com relação ao número de policiais, o comandante citou a construção do auditório junto ao Quartel do 12º BPM, que foi edificado com recursos financeiros do município exclusivamente para receber o Curso de Formação de Soldados da Polícia Militar (CFSD). Uma promessa da Secretaria de Segurança Pública e do Comando Geral da PM.

A presidente Marilda Savi estará em Cuiabá nesta quarta-feira (20), quando irá protocolar ofício ao Comandante Geral da PM do Estado, Coronel Adriano Denardi e ao Secretário de Segurança Pública, Alexandre Bustamante dos Santos, cobrando a vinda do curso de formação de policiais para Sorriso.

“Temos estrutura física, profissionais que podem ajudar como instrutores e, se não for suficiente, nos colocamos à disposição para o que for necessário para essa concretização”, afirma a presidente.

Como forma de minimizar os problemas enfrentados pelo município com os altos índices de uso e tráfico de drogas por menores, foi discutida também a necessidade de obtenção de vagas para internação de usuários no Complexo Pomerí, em Cuiabá e também na Clínica de Reabilitação de Sinop.

Para o Ten. Coronel, o encontro foi positivo, pois puderam encaminhar diversas ações que visam proporcionar melhor segurança aos munícipes. “Fiquei bastante satisfeito, pois a reunião foi pouco formal e bastante objetiva. Vi que os vereadores estão preocupados e dispostos a nos ajudar, fazendo as intervenções necessárias para melhorar a segurança pública de Sorriso. Melhoramos muito, mas ainda temos problemas antigos. Nosso município cresceu e o efetivo não acompanhou esse crescimento”, concluiu.