A presidente da Câmara de Sorriso, Marilda Savi (PSD) e os vereadores Jane Delalibera (PR), Marlon Zanella (PMDB), Dirceu Zanatta (PMDB), Prof º Gerson (PMDB) e Irmão Fontenele (PROS) estiveram na última sexta-feira (25.04) com o prefeito do município de Nova Ubiratã, Valdenir José dos Santos, o coordenador dos PSFs, Silvio Stolfo e também com coordenadores da Subprefeitura do distrito de Boa Esperança,  Carmem Maria dos Santos e José Marcos Pereira.

A reunião foi organizada pelo Vereador Marlon Zanella e bancada do PMDB.

O Prefeito de Sorriso, Dilceu Rossato e a Secretaria de Saúde Katia Rossato foram convidados para a reunião, mas não puderam participar devido a compromissos previamente assumidos.

O grupo debateu sobre o empasse gerado entre os municípios de Sorriso e Nova Ubiratã com relação aos atendimentos que o PSF V de Boa Esperança realiza aos moradores do Assentamento Piratininga, pertencente ao município vizinho. Sorriso entende que Ubiratã precisa ressarci-lo pelos custos. Contudo, aquele município entende que também deve ser compensado quanto aos atendimentos feitos a moradores do distrito de Caravágio, da MT-404 e fazendas vizinhas, que procuram as unidades de saúde de Ubiratã devido à distância, além do fato de ter arrecadação bem inferior ao do município de Sorriso.

Conforme o vereador Marlon, o objetivo da reunião foi trazer à tona novamente o assunto, que já havia sido debatido entre os prefeitos dos dois municípios. “O problema não foi solucionado e como este assunto é polêmico, levantamos novamente a questão no intuito de encontrarmos uma saída. Durante a reunião ficou definido que será realizado um diagnóstico, a partir do levantamento de dados para mensurar o número exato de munícipes de recebem atendimento de saúde nos municípios vizinhos, para depois os prefeitos sentarem a resolverem o empasse”, explicou.

“Temos preocupação em resolver este assunto, pois muitas vezes ocorre mau atendimento quando o paciente é do município vizinho e isto não pode acontecer. Afinal, o SUS é universal e os gestores precisam se entender e solucionar este impasse”, completou Zanella.