Na manhã da última terça-feira (24), o vereador Rodrigo Machado, acompanhado do secretário adjunto de Saúde e Saneamento de Sorriso, Devanil Barbosa, estiveram na Universidade Estadual de Londrina (UEL), no Departamento de Biologia Animal e Vegetal, do Centro de Ciências Biológicas (CCB), onde conheceram as ações de monitoramento e controle desenvolvidos por pesquisadores da instituição, que serve para o controle do mosquito Aedes aegypti.

Eles foram recebidos pelos professores mestres, João Zequi e Gislaine Vilas Boas, que apresentaram o projeto "Inovação em produtos de controle e repelência do vetor e monitoramento de arbovírus".

O bioinseticida é uma das ações desenvolvidas na UEL. É apresentado em duas formulações - comprimido e pó e é fabricado de forma artesanal e quase todas as fases são desenvolvidas dentro da universidade que usa materiais inertes a partir de produtos naturais conforme a Organização Mundial de Saúde (OMS). Pode ser usado em reservatórios de água com difícil acesso, que impede a eliminação de larvas do mosquito Aedes. Mesmo que seja em caixa d'água para consumo humano.

Outras ações desenvolvidas pela UEL, são as armadilhas que detectam o índice de infestação que identifica o tipo de vírus, além da captura do mosquito adulto para pesquisa viral à resistência aos inseticidas e o sequenciamento genômico.

“Fomos muito bem recebidos pelos doutores que nos apresentaram os projetos de monitoramento e controle que são muito eficientes e comprovados. Entregamos um documento para firmar parceria com a universidade para implantar essas ações em Sorriso, pois sabemos que a cidade tem índices significativos da doença”, declarou Rodrigo.