Hoje (29) pela manhã, os servidores da Câmara Municipal de Sorriso receberam uma capacitação técnica sobre o combate ao mosquito transmissor da dengue, Zika e Febre Chikungunya.

Dados da Vigilância em Saúde do município apontam que Sorriso esta em estado eminente de epidemia, considerado como muito grave.

O intuito do treinamento foi de qualificar os servidores, tecnicamente, para unir forças na conscientização e auxilio aos agentes de endemias no trabalho de campo.

Os servidores do Legislativo farão visitas semanais nos bairros, acompanhados dos agentes de endemias e munidos de documentação oficial onde irão conscientizar a população sobre o combate ao Aed Egypti. O servidores farão ainda relatórios das visitas e das situações encontradas. Estes dado serão utilizados na comprovação oficial de cada caso.

O treinamento foi ministrado pela coordenadora do Departamento de Vigilância em Saúde, Sílvia Fleming, e técnicos da pasta, que explicaram todos os passos a serem cumpridos de acordo com normativa do Ministério da Saúde.

Silvia, pontuou a importância da ajuda de cada servidor. “Quando fomos procurados pela Coordenação da Câmara Municipal de Sorriso para agregar a nossa equipe ficamos muito felizes, pois a situação é preocupante e precisamos de auxilio para combatermos essas doenças. Os servidores foram capacitados e se juntarão aos nossos agentes para fazer um trabalho de casa em casa. Só temos a agradecer”, finaliza.

Segundo o Departamento de Vigilância em Saúde, de 1º de janeiro até ontem (28), foram recebidas 267 denúncias de moradores, que solicitam a presença dos Agentes para a verificação, e se for o caso notificar os proprietários dos imóveis.

Entenda a situação

Segundo dados oficias o ano de 2015 terminou em situação de alerta, com índice de infestação por aedes aegypti de 2,30% na média anual. As larvas foram encontradas principalmente nos depósitos B e D.

O grupo B é formado por depósitos móveis como vasos/frascos com água, pratos, garrafas retornáveis, pingadeira, recipientes de degelo em geladeiras, bebedouros em geral, pequenas fontes ornamentais, materiais em depósitos de construção (sanitários estocados, canos, dentre outros), objetos religiosos/rituais.

Já os objetos do grupo D são passíveis de remoção e divididos em dois sub-grupos: D1: pneus e outros materiais rodantes (câmaras de ar, manchões). D2: resíduos sólidos (recipientes plásticos, garrafas pet, latas-lixo), sucatas, entulhos de construção. Em ambos os casos, explica Sílvia, é possível uma análise e a remoção com o descarte correto dos materiais que não são mais utilizados.

“Contudo esse descarte precisa ser feito da maneira correta, não podemos somente transferir o lixo de um local para outro, simplesmente transferindo o problema”, pontua Sílvia.

De acordo com o relatório da Secretaria de Saúde e Saneamento, em 2015, 1.250 casos foram investigados, desse número, 373 confirmados como dengue clássica, 594 descartados e 283 ainda estão sob investigação.

A coordenadora destaca que ao sentir sintomas de dengue, zika ou chikungunya, as pessoas devem procurar imediatamente a UBS de referência de seu bairro para confirmação e tratamento. “Dessa forma a vigilância é notificada e podemos atuar realizando o trabalho de investigação local”, finaliza.

Confira o índice de infestação larvário em Sorriso por localidade:

ÍNDICE SATISFATÓRIO < 1%. (verde) Localidades: Alphaville, Vila Romana, Santa Clara, Residencial Village, Liberdade e Flor do Cerrado.

ÍNDICE ALERTA ≥ 1% e < 4% (amarelo). Localidades: Jardim Bela Vista, Bom Jesus, Bela Vista, Morada do Sol, São Domingos, Portal Kaiabi, Rota do Sol, Benjamin Raiser, Centro Sul, Centro Norte, Jardim Alvorada, Jardim Acácias, Jardim Primavera, Jardim Europa, Jardim Itália, Jardim Amazônia, Vila Bela, Fraternidade, Chácara Setor Norte, Nova Aliança, Condomínio Porto Seguro, Santa Maria I e II, Residencial Pinheiros, Jardim América, Jardim Novos Campos, Jardim Califórnia, Recanto dos Pássaros, Village, Parque Universitário, Taiamã, Vitória Régia, São Mateus, Boa Esperança, Jardim Tropical, Residencial Colinas, São Francisco, Distrito de Boa Esperança e Primavera.

ÍNDICE ≥ 4% RISCO DE SURTO (vermelho). Localidades: Caravágio, Jardim Carolina, Industrial I Etapa, Industrial II Etapa, Industrial Nova Prata, União, Chácaras Verdes Campos, Projeto Casulo, São José e Assentamento Jonas Pinheiro.

Com informações DECOM