Problemas cardíacos e do pulmão, hipertensão arterial e diabetes são algumas das doenças pré-existentes que podem oferecer risco de agravamento da covid-19. Para garantir a vacinação dos brasileiros que possuem comorbidades, o Ministério da Saúde deu início à imunização das pessoas que possuem pelo menos um dos 22 tipos de comorbidades.
Em Sorriso, para que esse público tenha acesso à vacina contra a Covid-19, os pacientes precisam realizar o pré-cadastro no site da Prefeitura de Sorriso e apresentar no ato da vacinação uma declaração médica que comprove a doença.
Para facilitar o acesso dessas pessoas à imunização, a vereadora Jane Delalibera (PL) está sugerindo à Secretaria Municipal de Saúde que sejam aceitos outros tipos de comprovantes da comorbidade como exames, receitas, prescrição ou prontuário médico.
Para a vereadora, não há necessidade de se exigir do paciente uma declaração médica se já tem o prontuário médico. “Basta que as Unidades Básicas de Saúde disponibilizem esse comprovante para que a população não forme filas e aglomerações em busca de atendimento médico só para pegar a declaração”, explica a parlamentar, acrescentando que pacientes do SUS que precisam de consulta médica com um especialista estão na fila de espera há mais de seis meses.
A lista de comorbidades está disponível Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19 (PNO), acesse.