O Plenário da Câmara de Sorriso aprovou em 1ª votação o Projeto de Lei 162/25 que autoriza a Prefeitura de Sorriso a criar o Programa Saúde Humanizada na rede municipal de saúde de Sorriso. O objetivo é aprimorar a qualidade dos serviços prestados, promovendo a valorização dos usuários, profissionais de saúde e gestores.
Conforme o vereador republicano Brendo Braga, autor da proposta, a alta demanda, a complexidade dos casos e, em alguns momentos, a sobrecarga dos profissionais podem levar a um atendimento impessoal, podendo gerar sentimentos de ansiedade, medo e insegurança nos usuários.
Segundo o texto aprovado, a intenção do programa visa a melhoria do acolhimento e da comunicação com os pacientes, valorização dos profissionais de saúde, otimização da experiência do paciente, fortalecimento da relação de confiança entre gestores, profissionais e usuários e a regulamentação técnica e orçamentária.
“Defendemos que realizar ações voltadas à promoção da cidadania, integração, sensibilização e à motivação dos gestores, servidores e usuários permite a humanização da rede municipal de saúde e a consequente melhoria dos atendimentos”, destaca o vereador no projeto.
Para a implementação das ações do programa, a proposta autoriza o Poder Executivo a celebrar parcerias com entidades públicas, privadas ou organizações da sociedade civil.
O projeto seguirá para mais dois turnos de votação. Se aprovado, será enviado à sanção executiva.