A Câmara de Sorriso aprovou o Projeto de Lei nº 145/17 que institui e inclui no Calendário Oficial de Eventos do Município de Sorriso o Dezembro Vermelho, mês de enfrentamento do HIV/AIDS e outras doenças sexualmente transmissíveis.

De autoria da vereadora Professora Marisa (PTB), a campanha visa sensibilizar a população e oferecer informações sobre cuidados, medidas de prevenção e formas de tratamento das doenças HIV/AIDS e das Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST), além de reforçar a importância do diagnóstico precoce. O Dia Mundial de Luta Contra a Aids é  celebrado no dia 1º de dezembro, mas o mês inteiro poderá ser dedicado a atividades direcionadas ao enfrentamento do HIV/Aids e de outras DSTs.

“O Dezembro Vermelho visa a incorporação, no município de Sorriso, de um conjunto de ações para a prevenção do HIV/AIDS, bem como para fomento à assistência”, frisou a parlamentar.

LEVANTAMENTO - Dados divulgados em julho deste ano, pela UNAIDS, órgão das Nações Unidas para com a epidemia, apontam que o total de novas infecções a cada ano no Brasil aumentou em 3% entre 2010 e o ano passado. No mundo, essa taxa sofreu contração entre 11%.

A elevação no país é considerada pequena, passando de 47 mil novos casos em 2010 para 48 mil em 2016.

Pessoas com idade entre 25 e 39 anos, de ambos os sexos, são as mais atingidas pelo vírus HIV. Até junho de 2016, foram registrados no Brasil 548.850 casos de AIDS em homens (65,1%) e 293.685 em mulheres (34,9%).

No ano passado, cerca de um milhão de pessoas morreram por complicações relacionadas à Aids.

Fonte: Ângela Gimenez - Assessoria