Também foi aprovado projeto que cria os cargos da nova pasta

O Plenário da Câmara de Sorriso aprovou na sessão de ontem (14) o Projeto de Lei nº 013/17 que autoriza o Poder Executivo Municipal criar na estrutura administrativa do Município a Secretaria Municipal de Segurança Pública, Trânsito e Defesa Civil.

De acordo com as justificativas do projeto, "a nova pasta terá como finalidade a elaboração e a execução de políticas municipais para a prevenção e combate à violência. Também vai integrar ações das forças públicas com a missão de desenvolver e implantar medidas que promovam a proteção do cidadão".

Foi aprovado ainda o Projeto de Lei nº 12/17 que autoriza a criação de cinco cargos para a nova pasta.

Durante discussão do projeto, o presidente da Casa de Leis, vereador Fabio Gavasso (PSB), lembrou que a criação da secretaria era uma antiga reivindicação da sociedade e cobrou comprometimento. “Esperamos que a pasta tenha um bom planejamento para gerir os recursos orçamentários com responsabilidade e um quadro de pessoas preocupadas com a segurança”, frisou.

A vereadora Marisa Netto (PTB) endossou a cobrança de Gavasso acrescentando que a secretaria deve contar com servidores capacitados e experientes.

Ao citar a importância da pasta para a sociedade, a líder de oposição, vereadora Silvana Faccio (PTB), pediu à bancada que votasse favorável ao projeto. “Se a Secretaria fizer todas as ações para as quais se propõe, podemos ficar mais tranquilos. Porém, queremos que os resultados apareçam em curto prazo”.

O vereador Mauricio Gomes (PSB) também ressaltou que vai cobrar o cumprimento das atribuições propostas para que as atividades não fiquem só no papel.

Claudio Oliveira (PR) acrescentou aos debates que a secretaria irá ajudar as polícias civil e militar que já fazem um ótimo trabalho mesmo com um efetivo bastante reduzido.

Os vereadores Direceu Zanatta (PMDB)  e Damiani na TV (PSC) também frisaram que a nova secretaria será uma grande parceira das corporações nesta época em que o governo estadual se mostra tão omisso.

O líder de situação, vereador Marlon Zanella (PMDB), finalizou as discussões afirmando que todos “nós esperamos resultados positivos para reduzir o índice de criminalidade e trazer mais segurança aos nossos munícipes”.

O projeto segue para sanção executiva.

Leia os projetos, na íntegra, nos links