A partir de agora, unidades de saúde públicas e privadas, gestores e profissionais da área ou estudantes que se destacarem na realização de ações nos âmbitos municipal, estadual, nacional e internacional serão agraciadas pela Câmara com a distinção honorífica “Dr. Bernardo Scarsinski”.

É que na sessão ordinária desta semana foi aprovado o Projeto de Resolução 05/21, de autoria do vereador Acacio Ambrosini (Patriota), que cria a honraria.

Para o parlamentar, a intenção é  reconhecer e homenagear, como forma de estímulo, pessoas e instituições que desenvolvem  ações e projetos inovadores em prol da saúde individual ou coletiva. “Há diversas iniciativas de alto destaque produzidas e praticadas no ramo da saúde, abrangendo várias profissões afins, que muitas vezes não são vistas ou reconhecidas pela sociedade. Entendemos que é importante destacar e evidenciar os feitos exitosos e positivos para propagar a prática do bem comum, individual ou coletivo”, destaca.

Conforme o projeto, os agraciados com a honraria serão indicados pelos vereadores, que deverão apresentar justificativa que evidencie suficientemente o mérito dos homenageados.

A concessão de títulos honoríficos é feita por meio de decreto legislativo, aprovado por ao menos dois terços dos vereadores. As entregas das homenagens são realizadas em sessões solenes, que costumam ocorrer na sede da Câmara, mas também podem ser realizadas em outros locais da cidade.

DR. BERNARDO – O médico pediatra Dr. Bernardo Scarsinski tinha 78 anos quando morreu por complicações da Covid-19 em novembro do ano passado. Um dos idealizadores do Hospital 13 de Maio, o profissional era formado em medicina pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), e se mudou para Sorriso no ano de 2000.

Médico extremamente dedicado, prestou um excelente trabalho à sociedade de Sorriso, atuando nas redes pública e particular. Em 2010, foi agraciado com o Título de Cidadão Mato-grossense.