Para atender a demanda de Sorriso por cirurgias de laqueadura, a vereadora Prof.ª Silvana Perin (MDB) está sugerindo ao Poder Executivo a celebração de convênio com o Hospital Nossa Senhora de Fátima para realização de procedimentos de laqueadura.
“Como a unidade hospitalar já tem convênio com a Prefeitura na realização de partos e há a possibilidade de realização da laqueadura concomitantemente, quando indicada e autorizada, acredito que a ampliação desse acordo representa economia de recursos públicos, redução de riscos cirúrgicos e maior comodidade para a paciente”, argumenta a parlamentar.
Segundo Silvana, muitas mulheres já possuem a documentação regularizada e cumprem todos os requisitos legais para a realização da laqueadura tubária, conforme prevê a Lei Federal nº 9.263/1996, que regula o planejamento familiar. “Essa iniciativa contribuirá para diminuir a fila de espera e garantir o acesso ao direito de planejamento reprodutivo e à autonomia das mulheres” pontua.
LAQUEADURA - A cirurgia é relativamente simples e dura cerca de 40 minutos. Nela, as tubas uterinas, também conhecidas como trompas, são cortadas e suas extremidades amarradas, impedindo assim a descida dos óvulos e a subida dos espermatozoides. A laqueadura pode ser realizada via abertura da cavidade abdominal para ter acesso às tubas (procedimento mais comum no SUS e que requer internação hospitalar) ou por laparoscopia (menos invasivo).
A indicação – subscrita pelos demais vereadores – será encaminhada ao prefeito Alei Fernandes.