Tramitou durante a 11ª sessão ordinária, a Indicação nº 372/2025, de autoria da vereadora Jane Delalibera (PL), que sugere ao Poder Executivo a obrigatoriedade de incluir projetos de energia fotovoltaica em todas as obras públicas do município. A proposta tem como objetivo promover sustentabilidade, eficiência energética e economia a médio e longo prazo.

De acordo com o texto, toda obra pública executada pela prefeitura, deverá contemplar, já na fase de elaboração do projeto, um sistema de geração de energia solar. A justificativa aponta que a inclusão desde o planejamento permite melhor integração arquitetônica, redução de custos de instalação e maior eficácia em comparação com adaptações futuras.

A proposta destaca que os investimentos em energia solar tendem a se pagar com o tempo, graças à economia gerada nas contas de luz das repartições públicas. Além disso, a medida contribuiria para a redução de emissões de gases de efeito estufa, alinhando Sorriso com políticas nacionais e internacionais de combate às mudanças climáticas.

A vereadora Jane Delalibera reforça que a adoção da energia fotovoltaica pode liberar recursos públicos atualmente gastos com eletricidade, permitindo realocação para áreas como saúde, educação e infraestrutura.