Sorriso está entre os mais de 80 municípios brasileiros que vão contar, em breve, com novas opções de canais digitais de TV. Por meio do Programa Brasil Digital, do Ministério das Comunicações, serão comprados transmissores para as câmaras municipais e assembleias legislativas terem suas próprias emissoras de TV. O programa prevê beneficiar, no total, 250 cidades em todo o território nacional.

Em Mato Grosso, a Assembleia Legislativa tem feito a intermediação com as câmaras dos municípios mato-grossenses selecionados pelo ministério que têm interesse em receber o investimento.

Para se inteirar do programa, o presidente da Câmara de Sorriso, Rodrigo Matterazzi, acompanhado do vereador Brendo Braga, participou de uma reunião com o superintendente da TV Assembleia, Jaime Neto, nessa quinta-feira, 10, em Cuiabá. Também estiveram presentes os servidores Eloísa Denardi (coordenadora de Comunicação Social), Ângela Gimenez (jornalista) e Dr. Fernando Mascarello (assessor especial).

Na reunião ficou esclarecido que as instituições beneficiárias vão receber a doação dos equipamentos de transmissão e serão responsáveis pela sua operação e manutenção no município.

Com esses equipamentos, a Câmara Municipal de Sorriso poderá ter seu próprio canal de TV digital, aberto e gratuito para transmitir as suas sessões plenárias, suas reuniões, seus eventos e programas.

Além do canal da Câmara Municipal, a cidade contemplada também vai receber a transmissão dos outros canais da Rede Legislativa, composta pelo canal da TV da Câmara dos Deputados, do Senado Federal e da Assembleia Legislativa.

Para os vereadores, a implantação da TV digital pública servirá para fortalecer a cidadania e a participação popular na vida pública.

Comunicação – Os servidores da Câmara de Sorriso também realizaram uma visita institucional à Coordenadoria de Comunicação do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) para fortalecer o intercâmbio institucional e conhecer boas práticas na área de comunicação pública.

A equipe foi recebida pelo coordenador de Comunicação do TJMT, Ranniery Queiroz, e pelo diretor de Imprensa e Novas Mídias, Álvaro Marinho, que apresentaram o funcionamento do setor, os projetos sociais desenvolvidos pela instituição e as estratégias adotadas na divulgação das ações do Judiciário mato-grossense à sociedade.

Para os representantes da Câmara, conhecer o trabalho desenvolvido pela equipe do TJMT foi inspirador, pois apresenta iniciativas que mostram como a comunicação pode ser estratégica e acessível.