O exame de ecocardiograma fetal integrará o rol de exames obrigatórios a serem realizados nas gestantes da rede municipal de Saúde de Sorriso caso o Poder Executivo atenda a Indicação 24/26, de autoria do vereador republicano Brendo Braga.

Na propositura, o parlamentar defende que o ecocardiograma fetal permite o diagnóstico de cardiopatias congênitas, arritmias ou distúrbios funcionais do coração do feto ainda durante a gravidez. A Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) recomenda que esse exame seja realizado de rotina no pré-natal em todas as gestações.

“O diagnóstico precoce é o diferencial entre a vida e a morte. Bebês com cardiopatias graves precisam de intervenção imediata após o nascimento. Ao realizar o exame durante a gestação, a Secretaria Municipal de Saúde pode organizar a transferência da gestante para centros de alta complexidade antes do parto, garantindo que o bebê nasça em um ambiente com UTI Neonatal e equipe de cardiologia pediátrica disponível”, explicou.

A indicação – subscrita pelos demais vereadores – foi lida na 2ª sessão ordinária e será encaminhada ao prefeito Alei Fernandes e à Secretaria Municipal de Saúde.