Com os avanços da Medicina, já é possível fazer determinadas cirurgias com incisões mínimas: uma microcâmera dentro da cavidade abdominal consegue captar 20 vezes mais as imagens projetadas, em um monitor de alta resolução, dando mais segurança aos cirurgiões e conforto do paciente. O parlamentar  Iago Mella (Podemos) pede que a novidade chegue ao Hospital Regional de Sorriso com a compra de um equipamento de videolaparoscopia pelo Governo do Estado.

Ele afirma que, com técnicas minimamente invasivas, é possível executar cirurgias bariátricas, retiradas de vesículas biliares e operações ginecológicas ou urológicas, por exemplo. “Foi-se o tempo em que os procedimentos cirúrgicos envolviam cortes extensos, muitos pontos ou a necessidade da abertura ampla de partes do corpo do paciente”, diz o vereador.

Segundo  o requerimento n° 59/2021, o equipamento permite menos exposição de áreas internas às bactérias dos centros cirúrgicos, diminuindo as chances de complicações por infecções, além de reduzir dores, necessidade de curativos e quantidade de medicações, otimizando todo o processo cirúrgico.

Aprovado por unanimidade o requerimento foi encaminhado ao Governo do Estado