Pensando no combate à violência contra mulheres, a vereadora Carla Pianesso (MDB) apresentou a Indicação 525/23 que pede ao Poder Executivo a criação do Cadastro Único de Violência Doméstica – CAVID, que consiste na junção de todas as informações relativas às vítimas de violência doméstica e unifica as informações que constam no banco de dados dos órgãos públicos municipais. “O cadastro possibilitará uma maior celeridade no acompanhamento em decorrência de violência doméstica”, frisa a parlamentar.
Segundo ela, uma das dificuldades hoje é mensurar os dados relativos à violência doméstica porque existe multiplicidade de informações. “A mesma vítima que liga no atendimento telefônico vai até a delegacia e propõe representação, gerando três dados de violência doméstica, por exemplo”.
De acordo com a propositura, os serviços de atendimento telefônico do 180, do 190 e do disque 100 enviarão as informações relativas às vítimas de violência doméstica para o CAVID, sendo que o Município poderá realizar convênios com a Delegacia de Polícia Civil, a Defensoria Pública e o Ministério Público.
A indicação – subscrita pelos demais vereadores – tramitou na sessão ordinária dessa segunda. 5.