Diante da grande demanda de pacientes que aguardam por atendimento vascular, a vereadora Jane Delalibera (PL) apresentou a Indicação 509/21 apontando ao Poder Executivo a necessidade de contratação com urgência de um cirurgião vascular.

Esse profissional é responsável pelo tratamento cirúrgico e clínico de doenças das artérias, veias e vasos linfáticos, além de atuar no diagnóstico, estudo e tratamento cirúrgico das enfermidades dos vasos.

A parlamentar relata que a falta dessa especialidade na rede pública tem deixado pacientes com sequelas. “Infelizmente temos registrado o caso de uma mulher que precisou amputar o pé devido à demora no atendimento médico”, destacou.

Jane destacou ainda os inúmeros casos de pacientes que foram contaminados a Covid-19 e posteriormente diagnosticados com Trombose Venosa Profunda (TVP). A trombose é a formação de coágulos no interior das veias e artérias que causam a obstrução total ou parcial dos vasos.

A indicação – subscrita pelos demais vereadores – será encaminhada às secretarias municipais competentes.