A vereadora Jane Delalibera (PL) apresentou a Indicação  667/21 que aponta à Prefeitura de Sorriso a necessidade de oferecer uma ajuda de custo aos pacientes do SUS que fazem  tratamento em outra cidade. O benefício deverá ser usado no pagamento  de gastos com alimentação, transporte e hospedagem.

Conforme a parlamentar,  o SUS já prevê ajuda de custo aos pacientes por meio do Tratamento Fora de Domicilio (TFD), “porém o benefício previsto é muito restrito, não sofre reajuste desde sua criação e pode ser extinto qualquer momento”.

Segundo a tabela TFD atualizada, o paciente recebe R$ 24,75 para alimentação com pernoite; R$8,40 para alimentação sem pernoite. “Como os valores são irrisórios, muitos pacientes nos relatam que sofrem privações durante as viagens ”, criticou a vereadora, acrescentando que os gestores locais possuem a prerrogativa de complementar os valores instituídos de forma a tornar o valor, destinado ao paciente, compatível com a realidade do local em que realizará o tratamento.

A indicação – subscrita pelos demais vereadores – será encaminhada às secretarias municipais competentes.