O presidente da Câmara de Sorriso, Cláudio Oliveira (PR), e os vereadores Prof.ª Marisa, Prof.ª Silvana, Dirceu Zanatta, Nereu Bresolin, Toco Baggio e Johnson Ribeiro acompanharam a visita do ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, ao Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) de Sorriso.

Salles esteve em Mato Grosso para acompanhar o andamento da Operação Abafa Amazônia,  lançada segunda-feira (19) com o  objetivo de combater os crimes por desmatamento e degradação florestal, queimadas irregulares e incêndios florestais.

Autoridades como o prefeito Ari Lafin e o deputado estadual Xuxu Dal Molin também recepcionaram o ministro.

Durante a visita, o comandante da operação, tenente-coronel BM Dércio Santos da Silva, falou quais as ações estão sendo realizadas para coibir esses crimes ambientais.

Salles gostou da estrutura e da atuação da 1ª Base Aérea de Combate  a Incêndios Florestais e defendeu  sua expansão para toda a Amazônia. O Ciopaer  atende  21 municípios da região – se expanda para toda a Amazônia.

Para o presidente da Câmara, “a visita do ministro foi muito importante, pois pudemos mostrar que a Capital Nacional do Agronegócio produz com sustentabilidade”.

QUEIMADAS - Mato Grosso registrou, de janeiro a 15 de agosto deste ano, 12.990 focos de calor. O número alcançado coloca o estado como o que mais teve queimadas entre as unidades da Amazônia Legal. Os dados são do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). O estado do Pará ocupa o segundo lugar no ranking, com 7.737 focos e o Amazonas fica em terceiro com 6.315 registros. Somente no período de 15 de julho a 15 de agosto, primeiro mês do período proibitivo de queimadas, Mato Grosso registrou 5.540 focos de calor. Em números absolutos, MT ficou em terceiro lugar. O topo do ranking foi ocupado pelo o Pará, com 6.664 focos seguido o estado do Amazonas, com 5.918.