O município de Sorriso foi contemplado pelo governo do estado de Mato Grosso com uma escola Militar, que iniciará suas atividades educacionais ainda este ano.
 
Para tanto, o município de Sorriso, celebrou um Termo de Cessão de Uso em favor da Secretaria Estadual de Educação, Esporte e Lazer – SEDUC com a finalidade da implantação da nova escola.
 
O Projeto de Lei nº. 41/2017, chegou a Casa Legislativa para apreciação dos vereadores,  com o único objetivo do poder público municipal ceder  o espaço físico, através de locação de imóvel, incluindo despesas com energia elétrica, água e saneamento básico, por um período de seis meses, podendo ser prorrogado por igual período, uma única vez.
 
Já a Secretaria Estadual de Educação, Esporte e Lazer – SEDUC,  tem a responsabilidade do fornecimento e implantação dos demais mobiliários para as salas de aula e demais setores que não estão contemplados, bem como a contratação de professores e demais profissionais que se fizerem necessário para o funcionamento da Escola Militar Estadual no município de Sorriso/MT.
 
Após o projeto ser apreciado pelas Comissões Legislativas competentes, os parlamentares procederam aos votos, e o projeto foi aprovado por unanimidade.

O governador Pedro Taques assinou na tarde desta segunda-feira (27.03), no Salão Nobre Cloves Vettorato, no Palácio Paiaguás, o decreto que cria três novas unidades do modelo de Escola Militar Tiradentes. As escolas serão instaladas nos municípios de Sorriso, Confresa e Juara, e passam a funcionar a partir de abril.

A Escola Tiradentes em Cuiabá é um exemplo de organização e de qualidade do ensino, lembrando que os indicadores de desempenho alcançados por ela têm elevado Mato Grosso no cenário nacional.
 
Saiba mais sobre as Escolas Militares no país.
O Sistema Colégio Militar do Brasil (SCMB) é formado por 12 Colégios Militares, que oferecem o ensino fundamental (do 6º ao 9º ano) e o ensino médio. Esses estabelecimentos de ensino, localizados em vários Estados do Brasil, propiciam educação de alta qualidade a aproximadamente 15 mil jovens.
As práticas didático-pedagógicas nos Colégios Militares subordinam-se às normas e prescrições do Sistema de Ensino do Exército e, ao mesmo tempo, obedecem à Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN), principal referência que estabelece os princípios e as finalidades da educação no País.
Proposta Pedagógica
De acordo com a LDBEN, todos os estabelecimentos de ensino do País devem possuir uma proposta pedagógica própria, verdadeira síntese dos objetivos e da orientação que imprimem à ação educacional. Entre outras características, a proposta pedagógica dos Colégios Militares prioriza princípios e práticas de um ensino moderno e atual.
Os Colégios têm como meta levar seus alunos à descoberta das próprias potencialidades, à autorrealização, à qualificação para o trabalho e prepará-los para a vida como cidadãos, educados conforme os valores, costumes e tradições do Exército Brasileiro.
A Força Terrestre investe na qualidade de ensino por meio de práticas inovadoras que conduzem a uma educação integral, possibilitando ao educando o desenvolvimento simultâneo das áreas cognitiva, afetiva e psicomotora.