Após inúmeras queixas dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) em relação a superlotação da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Sorriso, os vereadores solicitaram uma reunião com o chefe do Executivo Municipal para debater o assunto e buscar, com a união dos poderes, alternativas para amenizar os problemas apresentados na saúde pública.

Durante a reunião, realizada nesta quinta-feira (20), no Paço Municipal, os parlamentares apresentaram as principais reclamações dos pacientes que buscam atendimento na UPA, e ouviram do prefeito Ari Lafin, do vice-prefeito Gerson Bicego e dos secretários de Saúde e Saneamento, Luis Fábio Marchioro, e de Governo, Hilton Polesello, quais medidas deverão ser adotadas resolver os problemas mais urgentes.

Segundo os gestores municipais, é necessário que o Hospital Regional, que é de competência do Estado, passe a receber com mais frequência os pacientes que necessitam de internação, porque atualmente, a UPA, que é de competência municipal, está assumindo um papel contrário à sua principal responsabilidade, que é de atendimentos de urgência e emergência.

Em decisão conjunta, tanto vereadores como representantes da Administração Municipal participarão de uma audiência, em Cuiabá, com representantes do Governo para tratar sobre a regulação do Estado e outras formas de desafogar o atendimento da Unidade de Pronto Atendimento do município.

Estiveram presentes na reunião os vereadores Leandro Damiani, Maurício Gomes, Diogo kriguer, Devanil Barbosa, Wanderley Paulo e Jane Delalíbera.