O vereador Wanderley Paulo esteve na quinta-feira (06), em reunião com o secretário de Saúde, Gonçalo Barros de Várzea Grande e com a equipe técnica da Maternidade Municipal Dr. Francisco Lustosa de Figueiredo. O objetivo foi conhecer o funcionamento da unidade hospitalar que já realizou mais de 1000 partos em 08 meses de funcionamento e assim dar subsídio na audiência pública que acontecerá no próximo dia (15) na Câmara de Vereadores de Sorriso, para tratar da criação de uma maternidade municipal no município.

O parlamentar conheceu o Projeto Rede Cegonha que faz o acompanhamento pré-natal das gestantes nas unidades municipais de saúde. Na maternidade municipal Wanderley Paulo verificou as instalações, acomodações e a aplicação dos recursos financeiros no fortalecimento das políticas públicas voltadas à mulher e o bebê. “ Estamos saindo dessa visita com informações úteis e a certeza de que é possível termos uma maternidade municipal, informações de custo, número de profissionais e a logística do funcionamento nos dará uma diretriz de como devemos implantar a nossa maternidade”, pontuou o parlamentar.

Gonçalo Barros, explicou que o objetivo da criação da maternidade foi para ofertar as gestantes um local apropriado e seguro. “ A maternidade foi implantada com objetivo de preservar as gestantes de possíveis contaminações por COVID-19. Partimos então da premissa de retirar das dependências do Hospital Pronto Socorro Municipal de Várzea Grande a maternidade. Hoje com equipe médica especializada e com oito meses de funcionamento mais de 1000 crianças já nasceram aqui”, destacou o Secretário.

A maternidade conta com mais de 200 funcionários e possui capacidade para até 300 partos mensais. São cinco salas, sendo uma para cirurgia cesariana e as outras para parto normal, com 30 leitos de enfermaria.

Das mais de 1000 crianças nascidas 59% dos foram através do parto normal, “O parto normal tem um tempo de recuperação mais rápido, o risco de infecção da mãe é menor e o bebê também tem menor risco de apresentar problemas respiratórios, mas não podemos descartar a cesariana, quando existe risco de complicações para o bebê ou para a mãe”, disse o secretário, lembrando como fundamental que a escolha dos pais, seja sempre acompanhada por avaliação de um especialista obstetra.

Além dos serviços médicos e pediátricos prestados na Maternidade Municipal , uma parceria com o Poder Judiciário,  permiti que todas as crianças nascidas na unidade hospitalar, já saiam com Registro Civil de Nascimento e o Cadastro de Pessoa Física – CPF.