O Abatedouro Municipal de Aves de Sorriso está sendo visto como modelo para outros municípios. Na última sexta-feira (19), representantes de Guarantã do Norte foram conhecer a estrutura existente e entender a logística implantada pela Administração Municipal para a criação, abate e venda das aves.

Acompanhando o vice-prefeito, Gerson Bicego, e o secretário adjunto de Agricultura e Meio Ambiente, Márcio Kuhn, o vereador Zé da Pantanal (MDB) visitou o abatedouro e apontou a necessidade de ampliar a produção e o abate local.

“Hoje são abatidas 250 aves por dia e queremos aumentar essa capacidade. Faremos uma indicação para que haja uma ampliação na estrutura física para que o abatedouro possa chegar a 1000 abates por dia. Outro item é a modernização do processo. Para isso, iremos visitar um abatedouro em São Paulo, juntamente com o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, para conhecer novas tecnologias que aumentem a capacidade e reduzam o valor do abate para o pequeno produtor”, explicou Zé da Pantanal.

A comitiva de Guarantã visitou toda a estrutura do frigorífico de aves e conheceu a logística do abate até a venda. “Eles viram o processo inteiro, desde o criador até o consumidor. Como vereador, já pedimos a instalação da fabrica de ração aqui, para os próprios agricultores produzam o alimento das aves no próprio assentamento. Queremos reduzir mais esse custo para o produtor rural”, frisa o parlamentar.

O Abatedouro Municipal de Aves está localizado às margens do BR-163 e é mantido pela Prefeitura de Sorriso que, além de proporcionar um local adequado para o abate, também fornece assistência técnica aos avicultores da agricultura familiar do município.