Com o objetivo de evitar o entupimento de bocas de lobo e assim, reduzir alagamentos e a proliferação de insetos, como o mosquito da dengue, o vereador democrata Irmão Fontenele está sugerindo à Prefeitura a implantação de um novo sistema para limpeza de bueiros. O produto vem sendo testado com sucesso em algumas cidades do interior paulista.

Trata-se de um cesto plástico que acoplado ao bueiro funciona como um filtro: permite que a água escoe, mas os resíduos não.

Cada cesto contém um Ecco Gestor – um software que avisa a central quando o lixo alcança 80% da sua capacidade. Dessa forma, o sistema impede a obstrução dos bueiros e permite maior agilidade na limpeza. “Esse sistema facilita a limpeza do bueiro. Enquanto um trabalho que, na média, demanda meia hora, esse processo de retirar o cesto e colocá-lo de volta não leva mais de cinco minutos”, explica.

Segundo o parlamentar, o filtro é confeccionado em material termoplástico e tem capacidade para 300 litros, enquanto o software gerencia o sistema e comanda as operações.
Atualmente, é necessário entrar no bueiro para limpá-lo.  “Se pararmos para olhar o sistema de conservação e limpeza das bocas de lobo da nossa cidade e de outras, iremos perceber que é ineficiente, pois gera entupimentos, mau cheiro e doenças para a população”, cita o parlamentar.

Fontenele justifica ainda que o sistema também poderá gerar renda aos catadores de material reciclável. “O material recolhido terá um destino melhor: a reciclagem”, finaliza.

Dados da Secretária Municipal de Obras de 2012 apontam que no perímetro urbano de Sorriso existem aproximadamente quatro mil bocas de lobo.