Voltado para a saúde masculina, este mês é dedicado ao combate e à conscientização do câncer de próstata, câncer mais comum entre os homens. Obesidade e idade mais avançada (mais de 65 anos) são fatores que contribuem para a doença.
O novembro azul é um mês para realizar ações que façam essa conscientização e incentivem os homens a realizarem os exames preventivos, essenciais para garantir uma boa qualidade de vida.
O vereador Zé da Pantanal (MDB) é autor da indicação que solicita a descentralização do serviço para diminuir o tempo de entrega dos medicamentos de alto custo em Sorriso.
A municipalização dos remédios, pagos pelo Estado, demora em média de 30 a 60 dias para a Central de Cuiabá realizar o cadastro. Após o cadastramento, é feita a dispensação para a retirada do remédio pelo munícipe.
O parlamentar esteve na Capital fazendo gestão, juntamente com o então deputado Damiani, e articularam com o secretário municipal de Saúde e Saneamento, Luis Fábio Marchioro para que o cadastro seja realizado na Central de Regulação do Município.
“Assim, o cadastro dos remédios passa a ser feito aqui e enviado de forma digital, desburocratizando o serviço e agilizando a entrega dos medicamentos. Será um avanço importante para aqueles que usam remédios de alto custo e de uso contínuo e que é obrigação do Estado o fornecimento”, frisa.