Em reunião estratégica realizada nesta quinta-feira (28), em Brasília, o vereador Wanderley Paulo  discutiu, com a coordenadora-geral da Secretaria Nacional de Políticas para as Mulheres, Ana Lúcia Nunes, medidas para consolidar a atuação da Secretaria Municipal das Mulheres de Sorriso, a pedido  da secretária municipal da mulher Mara Fernandes. O encontro reforçou a importância do alinhamento entre as esferas municipal e nacional na promoção de direitos e igualdade de gênero.  

O diálogo focou na regulamentação de leis municipais voltadas à proteção de direitos das mulheres, capacitação técnica dos servidores da secretaria local e elaboração de um diagnóstico detalhado para identificar os principais desafios enfrentados pelas mulheres no município. Wanderley Paulo destacou a necessidade de políticas que ultrapassem o viés da violência e dos estereótipos. “É essencial garantir independência feminina por meio de acesso à educação, saúde, empreendedorismo e participação social. A Secretaria Municipal das Mulheres deve atuar de forma transversal, integrando ações em todas as áreas para combater desigualdades estruturais”, afirmou o parlamentar.  

Ana Lúcia Nunes, coordenadora-geral da Secretaria Nacional, enfatizou a importância do mapeamento local para direcionar recursos e ações eficazes “Precisamos entender as demandas específicas das mulheres de Sorriso, desde as zonas rurais até as áreas urbanas. Esse diagnóstico será fundamental para promover autonomia econômica e garantir direitos básicos”.  Um dos eixos centrais discutidos foi a busca por recursos financeiros em autarquias, governos estadual e federal, além de parcerias com organizações da sociedade civil. "Estamos identificando fontes de financiamento para assegurar que as políticas públicas não sejam apenas implementadas, mas mantidas"

A reunião marca o início de uma agenda colaborativa entre a Câmara Municipal de Sorriso, a Secretaria Municipal das Mulheres e a Secretaria Nacional, que confirmou estar presentes no município com cursos e todo o apoio técnico.