O vereador Wanderley Paulo esteve nesta quarta-feira (23) na sede do Incra, em Brasília, em busca de avanços na regularização ambiental do Assentamento Jonas Pinheiro, onde mais de 400 famílias de agricultores aguardam a conclusão do Cadastro Ambiental Rural (CAR).
Durante reunião com Wilson Bonfim, da Coordenação de Gestão Ambiental e Mudança do Clima do Incra, foram apresentados ao vereador os principais obstáculos, como o não cumprimento de um acordo de compensação ambiental na Reserva do Rio Ronuro, falhas na integração entre os sistemas da SEMA-MT e do Governo Federal – que travam a análise dos cadastros – e o risco de cancelamento do acordo com a AGU e o Ibama devido a novos desmatamentos no assentamento.
"O Jonas Pinheiro é o único assentamento com acordo específico de compensação ambiental. Estamos aguardando apenas a aprovação final para utilizar a Reserva do Rio Ronuro", destacou Wanderley Paulo.
"Enquanto aguardam a decisão do Ministério Público Federal, os produtores devem manter o desmatamento zero. Caso o acordo não seja homologado, cada família terá que providenciar seu CAR individualmente, o que representará um desafio adicional, especialmente para aqueles localizados em áreas de reserva legal do assentamento", explicou o vereador.
Wanderley reforçou seu compromisso com as famílias assentadas, "Estamos acompanhando de perto este caso, mas precisamos agora que os produtores não cometam nenhum tipo de infração, pois, na busca pela compensação ambiental de uma área, não pode acontecer nenhum desmate", frisou.