Para saber sobre a educação inclusiva no município, o vereador Claudio Oliveira (PR) juntamente com as vereadoras professora Marisa (PTB) e professora Silvana (PTB) estiveram na semana passada reunidos com o superintendente da educação Especial, Marcinio Oliveira da Secretaria de Estado de Educação, Esporte e Lazer na capital. Entre as várias reivindicações o objetivo foi cobrar a efetivação de interpretes de libras na rede de ensino público.
Sobre os interpretes de libras o parlamentar citou seu requerimento nº 150/2017 que solicitava a disponibilização de profissionais habilitados em Linguagem Brasileira de Sinais – LIBRAS, para atuarem nas unidades de ensino da rede pública estadual, no município de Sorriso, conforme determina a Lei nº 7.835/2002. “É de grande importância a presença deste profissional Tradutor e Intérprete de Libras nas salas de aula para intermediar a comunicação entre pessoas com deficiências auditivas e ouvintes, propiciando inclusão e oportunidade, tanto na construção de conhecimento como na conquista de espaço social dos mesmos. Sabemos que um dos maiores desafios da atualidade se refere a inclusão social e educacional das pessoas com deficiência, inclusão esta que vai muito além da questão física”, destacou.
O superintendente informou aos parlamentares que já está programando mais curso de capacitação para profissionais atuarem na educação inclusiva e assim dar todo o apoio necessário aos portadores de necessidade especial de Sorriso.
As vereadoras que são professoras e participaram da reunião destacaram a importância de uma educação inclusiva de forma permanente, bem como a capacitação dos professores interpretes de libras.
Fonte: Cláudia Sarubo