Setembro amarelo é o mês da prevenção ao suicídio.
Oriundo de questões relacionadas à saúde mental, o suicídio é resultado de um agravamento de doenças como depressão e ansiedade, que, se agravadas, podem levar a tentativas de suicídio.
Em todo mundo, cerca de 700 mil pessoas cometem suicídio por ano. Realizar uma campanha de prevenção para evitar que esses números subam é uma preocupação da sociedade. Por conta disso, o setembro amarelo se mostrou uma alternativa de acolhimento e prevenção.
O vereador Celso Kozak (PSDB) realizou um bate papo no início da manhã (27) com o prefeito Ari Lafin, secretários municipais e adjuntos, para alinhamento de demandas com o Poder Executivo.
“O vereador tem a função primordial de representar os interesses da população perante o poder público, fiscalizando e buscando melhorias. O intuito hoje foi apurar prazos para que eu possa dar uma resposta à sociedade com relação às solicitações que chegam até nós”, disse Kozak.
Dentre os assuntos debatidos estiveram a implantação de estacionamento oblíquo no entorno da Área Verde Central, nas Avenidas Otávio de Souza Cruz e Luiz Amadeu Lodi e a licitação para a obra de recuperação da Avenida Mário Raiter, entre a Rua Bené e Luiz Amadeu Lodi, onde o asfalto cedeu.
Outros pedidos cobrados pelo vereador foram a instalação de grama sintética na Praça dos Ipês, no Jardim Amazônia; o pedido para construção de um campo de futebol no Pinheiros III; asfaltamento na pista de bicicross; iluminação da pista de caminhada do Morada do Bosque; e a instalação de semáforos em pontos da cidade. “São demandas necessárias que precisam ser atendidas. Porém, precisamos defendê-las com prazos”, frisa.
Segundo o Executivo, os pedidos serão atendidos de acordo com a viabilidade - alguns ainda este ano, outros somente em 2024 - levando-se em conta a necessidade, em alguns casos, de elaboração de projeto e abertura de processos licitatórios.