Na tarde desta quinta-feira (01), o vereador Wanderley Paulo esteve reunido  com Mediador da CCAF/CGU/AGU  Claudio de Castro   da Advocacia Geral da União AGU, para tratar sobre o desembargo ambiental do Assentamento Jonas Pinheiro  de Sorriso e Vera.
Durante a audiência, o conciliador da AGU explicou a Wanderley Paulo  que o trabalho do desembargo ambiental do  assentamento avançou muito em apenas nove meses, "  O Incra , a AGU e a Defensoria Pública da União, já emitiram parecer favorável em prol do desembargo,  restando apenas o parecer de mais uma autarquia para finalizar o processo", informou.
Wanderley Paulo que é presidente da Comissão Pró Desembargo do Assentamento Jonas Pinheiro Sorriso e Vera, falou da importância e da urgência do desembargo para que os assentados possam utilizar as linhas de crédito do Governo Federal. " Desde de fevereiro de 2023, quando iniciamos as tratativas aqui na AGU,  esse processo de desembargo avançou muito e tenho certeza que em breve os assentados conseguirão obter as linhas de crédito do Governo o Federal para o aumento de sua produção e qualidade de vida no campo ".
Continuando Wanderley Paulo, explicou que amanhã estará indo ao Ibama  com objetivo de acelerar o parecer da autarquia . "meu objetivo é  voltar para Sorriso, com tudo já encaminhado para que se possível  seja  concluído ainda  no mês de fevereiro.  Agradeço o empenho do deputado federal Emanuelzinho que colocou o gabinete para trabalhar nessa causa. Preciso agradecer o trabalho de todas as entidades, associações , vereadores, secretários municipais de agricultura , Empaer  e os prefeitos,que fazem parte da Comissão Pró Desembargo Ambiental do Assentamento Jonas Pinheiro de Sorriso e Vera, que se uniram em busca da solução_, concluiu o vereador.