O vereador Wanderley Paulo (Progressista) esteve no dia (18) em Santiago do Norte, distrito de Paranatinga, para ver o funcionamento de uma cooperativa mista de pequenos agricultores, que naquela região, trabalha com a produção de mandioca, o objetivo foi atestar a capacidade de produção e industrialização que a estrutura lá implantada gera aos seus cooperados. A visita contou com a presença do empresário Odir ‘Caçula’ Nicolodi, responsável pela Agrovila, que está animado com o sucesso do projeto.

Wanderley Paulo, lembrou que o objetivo é trazer alternativas sólidas ao pequeno agricultor de Sorriso, “ Sabemos da necessidade da variação na produção para a agricultura familiar e conhecer a dinâmica e o funcionamento de uma cooperativa que deu certo nos dá base buscar alternativa para muitas famílias”, disse.

Outro detalhe observado pelo vereador, é que a produção nesse sistema não precisa mais ser vendida a atravessadores e o agricultor ainda ficará com a renda gerada pela comercialização da fécula, considerada o derivado mais nobre da mandioca. “A fábrica garante também a inclusão do produto, de maneira constante”, frisa.

O produtor rural conhecido como Caçula está liderando as ações do distrito e quer privilegiar a agricultura familiar. Eles plantam por lá 10% da mandioca do estado de Mato Grosso e além da fecularia, pretendem ainda implantar várias cadeias, como limão, leite, frutas e hortaliças.

Hoje a fécula da mandioca (amido ou polvilho) tem sido apontada como uma das alternativas para a substituição de insumos industriais escassos. Há uma centena de aplicações para a fécula: em remédios, na indústria de papel, na indústria de alimentos e até na indústria petrolífera, para lubrificação de brocas.