Durante sua visita a Primavera do Leste, o vereador Irmão Fontenele (DEM) pode conhecer vários dos projetos sociais desenvolvidos pela Secretaria de Ação Social do Município.
Acompanhado da primeira-dama e secretária da pasta, Neiva Piana e da coordenadora de Programas e Serviços Sociais, Márcia Rotili, o parlamentar visitou o centro de convivência da terceira idade.
O “Programa Conviver”, mantido pelo poder público municipal, tem 900 idosos cadastrados, que recebem de segunda a sexta-feira atendimento psicológico, terapia e hidroterapia, aulas de dança e artesanato. O espaço conta ainda com três professores voluntários que alfabetizam os idosos.
No centro também é realizado o projeto gestante, que conta com uma mini fábrica de fraldas e máquinas de costura onde as mães gestantes podem fabricar o enxoval do seu bebê.
Fontenele visitou também a padaria e a cozinha comunitária da cidade.
Na padaria a produção diária é de 9 mil pães (francês e hot dog). Também são fabricados doces e salgados e pratos típicos, que abastecem todas as escolas municipais, creches e eventos promovidos pela Prefeitura.
A cozinha atende a comunidade mais carente, fornecendo alimentação de qualidade com baixo custo. Lá, são confeccionadas 190 marmitas diárias para os funcionários que prestam serviços a Prefeitura e serve também 130 almoços ao custo de R$ 1,00.
As verduras e hortaliças utilizadas na cozinha são oriundas do albergue.
O espaço é alugado, mas a prefeitura já elaborou projeto para construção de um prédio próprio.
EDUCAÇÃO – O vereador visitou também algumas unidades de ensino de Primavera do Leste, como a Parma Vida Escola, que acolhe em período integral em torno de 400 crianças do ensino fundamental e pré-escola, atendidas pelo programa Bolsa Família, do Governo Federal.
O Projeto Parma é uma ação social que contou com a iniciativa do Padre Onesto Costa e oferece aos alunos biblioteca, refeitório, sala de informática, brinquedoteca, sala de dança, música e teatro.
Outro local onde o parlamentar esteve foi na Creche Talita, um espaço cedido pela Igreja Evangélica Assembleia de Deus, que atende mais de 150 crianças de 01 a 04 anos, em tempo integral. O espaço funciona como creche durante o dia e a noite como escola bíblica da Igreja. A prefeitura repassa R$ 49 mil para manutenção da instituição.
Fontenele esteve ainda no Espaço Prima Jovem, um centro educacional profissionalizante e cultural direcionado a formação de jovens do município e região. O projeto atende crianças de 12 a 17 anos e oferece atividades de expressões artísticas e culturais, informática, inglês, esporte, atletismo e cursos profissionalizantes.
A gestão do Espaço Prima Jovem é feita pela prefeitura do Município e conta com a parceria de universidades, empresas e entidades locais.