A instalação de uma Central de Regulação Médica Regionalizada do Corpo de Bombeiros Militar integrando os municípios de Sorriso, Sinop, Lucas do Rio Verde e Nova Mutum foi tema de uma reunião, nesta quarta-feira (23), entre o prefeito interino, Leandro Damiani, o vereador Iago Mela, o tenente-coronel BM Jean Oliveira, o capitão BM Eraldo Moura, capitão BM Leandro Souza e tenente BM Daniel Alves.

A intenção, conforme o tenente-coronel Jean, é criar uma central única, com a instalação de unidades avançadas e a presença de profissionais da saúde em Sorriso, Sinop e Lucas do Rio Verde. Nova Mutum optou pela instalação de mais uma unidade de atendimento básico. Hoje Sorriso, Lucas e Mutum contam com uma unidade de atendimento básico e Sinop com duas.

“Esse é um projeto muito interessante. Com certeza Sorriso ganhará muito com a instalação dessa central, bem como os demais municípios, pois com a unidade avançada será possível a realização de manobras invasivas como uma intubação, ou a aplicação de medicamentos, visando salvar vidas”, explica Iago Mella.

Para o prefeito interino, Leandro Damiani, o trabalho desenvolvido pelos bombeiros é essencial. “Acredito que esse é um projeto que precisamos discutir e, que, se efetivado as quatro cidades avançariam na estrutura atual das forças de salvamento com respostas ainda rápidas e com chances maiores de salvar vidas”, salienta.

Inicialmente, os gastos orçados seriam de R$ 6.666.043,60 por parte do Estado, já prevista a troca das viaturas em setembro; em contrapartida a previsão de investimento para cada município com unidade avançada é de R$ 1.551.951,25.