O vereador Wanderley Paulo reuniu-se nesta tarde, com Vânia Berti, coordenadora do Programa Saúde Digital de Mato Grosso, para conhecer a implementação e expansão do sistema no Estado, com foco na redução de filas e no acesso a especialistas por meio da telemedicina. O programa, que começou em 2014, foi retomado em 2023 como política pública estadual e já conta com mais de 48 especialistas em 50 áreas médicas.
O Saúde Digital é uma plataforma em constante evolução, desenvolvida em parceria com o Ministério da Saúde, que moderniza o atendimento no SUS por meio de teleconsultas, interconsultas e regulação de vagas. Mato Grosso é o único Estado do país que estruturou o programa como política pública permanente, servindo de modelo para os municípios.
“O objetivo é descentralizar o acesso a médicos especialistas, evitando deslocamentos desnecessários e agilizando diagnósticos”, explicou Vânia Berti. A ferramenta permite que pacientes sejam avaliados remotamente por profissionais de referência, como os do Hospital Albert Einstein, por meio do Proadi (Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS).
Atualmente, Sorriso ainda não possui um ponto de atendimento do Proadi, mas o vereador Wanderley Paulo destacou a necessidade de implantar o sistema no município. “Vamos articular com o prefeito Alei Fernandes e o secretário municipal de saúde para levar uma equipe de Cuiabá e capacitar nossos profissionais”, afirmou.
Cada unidade de saúde que aderir ao programa receberá R$ 10 mil para estruturação, além de treinamento teórico e prático para médicos e enfermeiros da Unidade Basica de Saúde.
O Governo do Estado está desenvolvendo uma nova plataforma digital que integrará o e-SUS, o Saúde Digital e os Núcleos Internos de Regulação (NIR) e a Central de Regulação.A medida visa otimizar a marcação de consultas, exames e encaminhamentos, reduzindo a burocracia.
“A Saúde Digital é o futuro. Mato Grosso já está avançado nesse sistema, que diminui filas e garante atendimento rápido, principalmente em cidades do interior”, destacou Wanderley Paulo.
O vereador se comprometeu solicitar a implantação do Proadi em Sorriso via Secretaria Estadual de Saúde, agendar capacitação para profissionais da rede municipal, divulgar a telemedicina à população, mostrando seus benefícios.
A expectativa é que, nos próximos meses, o município esteja integrado ao sistema, garantindo acesso mais ágil a especialidades como cardiologia, neurologia e dermatologia.