O vereador Wanderley Paulo, reuniu-se na tarde desta quarta-feira com o deputado estadual Valdir Barranco. A audiência, realizada na Assembleia Legislativa, teve como pauta central a situação de dois assentamentos do município que enfrentam sérios problemas judiciais e fundiários.
O primeiro tema discutido foi a delicada situação do Assentamento Vitória, que está sob ameaça de reintegração de posse. De acordo com o vereador, as famílias do local vivem em constante apreensão. Durante a reunião, o deputado Barranco deu uma notícia que foi considerada um avanço positivo: o Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) declarou interesse na área.
"Com o Incra declarando interesse, fica mais fácil lutar para manter as famílias na terra", afirmou o deputado ao vereador. A posição do órgão federal é vista como um passo crucial para a regularização e a permanência das famílias no assentamento.
O segundo ponto da reunião tratou dos entraves judiciais do Assentamento Jonas Pinheiro, também situado no município de Sorriso. Wanderley Paulo solicitou ao deputado que atue para que o processo judicial que envolve o assentamento retorne para a comarca de Sinop, o que agilizaria a resolução do caso. Valdir Barranco se comprometeu com a causa, informando que irá articular para que esse pedido seja atendido.
Em meio às discussões, o deputado destacou a relevância do Assentamento Jonas Pinheiro no cenário estadual. Barranco informou que, atualmente, dos mais de 600 assentamentos existentes em Mato Grosso, o Jonas Pinheiro, tem assumido a liderança na busca pela documentação necessária, como o CAR (Cadastro Ambiental Rural) e demais títulos.
A expectativa, segundo os parlamentares, é que a resolução dos problemas do Jonas Pinheiro sirva de modelo para outros assentamentos que também lutam pela plena regularização de suas terras.
“Uma atuação conjunta entre diferentes esferas do poder para resolver os históricos conflitos fundiários no município, garantindo segurança e dignidade para as famílias assentadas e o nosso trabalho”, pontuou Wanderley Paulo.
